As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Estado do Amapá

Um pouco de Geografia - O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte e tem como limites:
  • a Guiana Francesa (a norte), 
  • o Oceano Atlântico (a leste), 
  • o Pará (a sul e oeste),
  • e o Suriname (a noroeste). 
Ocupa uma área de 142.814,585 km². A capital é Macapá e as cidades mais populosas são Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. 
O Amapá é um dos mais novos estados brasileiros e o mais preservados deles - como dizem várias pesquisas - mesmo com a mineração e a pecuária, as florestas amapaenses continuam sendo preservadas.

Mapa do Amapá (SEMA-AP 2004)

Um pouco do nome "Amapá" - A origem do nome do estado é controversa. Na língua tupi, o nome "amapá" significa "o lugar da chuva". Segundo a tradição, porém, o nome teria vindo do nheengatu - língua geral da Amazônia, uma espécie de  dialeto tupi jesuítico - significando "terra que acaba" ou "ilha". 
Segundo outros, a palavra "amapá" é de origem nuaruque ou aruaque, pertencente à mais extensa das famílias  linguísticas da América do Sul, dos habitantes da Região Norte do Brasil ao tempo do seu descobrimento - e identificaria uma árvore da família das Apolináceas. 

 Leite do Amazeiro (Foto: voutifalar.blogspot.com.br)

A árvore produz um fruto saboroso, em formato de maçã, de cor roxa, que é parte da farmacopeia amazônica. Da casca do tronco dessa árvore, o amapazeiro (Hancornia amapa), típica da região e cujo desenho está no Brasão do Estado do Amapá, é extraído o látex (chamado leite de amapá) usado na medicina popular como fortificante, estimulante do apetite e também no tratamento de doenças respiratórias e gastrite. Popularmente conhecida como "amapazeiro", a espécie encontra-se ameaçada, dada a sua exploração predatória para extração da seiva.

Brasão do Estado do Amapá
Bandeira do Estado do Amapá
Mapa do Estado do Amapá
Mapa do Atlas UC AP (SEMA/IBAMA 2008)

Fonte da Pesquisa: