As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

BIBLIOTECAS: A Biblioteca da EFAC

O município de Mazagão está  localizado à direita do rio Vila Nova, ao sul do estado do Amapá. Distancia-se cerca de 29 km da capital Macapá (pela AP 010), tem população estimada em pouco mais de 17 mil habitantes (IBGE 2010) e suas raízes históricas estão relacionadas ao processo de organização e ocupação do espaço amazônico, como estratégia de defesa dos canais de acesso ao rio Amazonas pelos invasores estrangeiros.

No município ocorre um dos principais eventos culturais do Amapá, a Festa de São Tiago, tendo seu ápice nos dias 24 e 25 de julho, com o "Baile de Máscaras" e a dramatização da "cavalhada" (uma reprodução das lutas travadas entre mouros e cristãos na África). Foto extraída do livro "Mazagão, realidades que devem ser conhecidas" (IEPA / 2005).

Festa de São Tiago (os participantes usam os característicos trajes na festividade).

No Distrito do Carvão está localizada a EFAC (Escola Agroextrativista do Carvão).


Pelos estudos demográficos do IBGE (2000), o Distrito do Carvão consta com população de pouco mais de 700 habitantes e o acesso, além de rodoviário (ramal não asfaltado e com trechos difíceis), também é feito pelo Igarapé Mutuacá (navegável por pequenas embarcações). 

A EFAC foi criada em assembléia, envolvendo lideranças comunitárias, educadores, dirigentes sindicais e representantes de órgãos públicos do Estado do Amapá, em 1996, em função de que os jovens rurais do município de Mazagão migravam para capital ou ficavam sem opção de prosseguirem seus estudos, uma vez que o poder público oferecia somente estudo formal até a 4ª série do Ensino Fundamental. Desta maneira o setor rural ficava enfraquecido devido à carência de mão-de-obra familiar, base de sua economia. Devido a este problema o pequeno proprietário era obrigado, em alguns casos, a se desfazer de sua propriedade, indo morar em periferias das cidades, e o jovem perdendo seu referencial de cultura.


A construção da escola iniciou-se em 1996, com mutirões feitos com as comunidades locais e vizinhas, sob a coordenação do Sindicato dos trabalhadores Rurais do Amapá (SINTRA) e com a cooperação técnica e financeira de organizações governamentais e não-governamentais.


Em 1997 ocorreram os trabalhos de base realizados nas comunidades, pela equipe de monitores, com a finalidade de informar às famílias sobre a importância e objetivos da EFA (que trabalha com Pedagogia de Alternância).

A educação é voltada para a realidade do homem do campo e tende a combater o êxodo rural através do processo educativo com a realidade local. A metodologia da pedagogia da alternância divide o tempo do jovem em dois momentos distintos, “onde os alunos permanecem quinze dias na escola apreendendo conhecimentos teóricos e quinze dias na comunidade, aplicando esses conhecimentos junto às atividades do seu dia-a-dia com sua família, sem deixar de lado os conhecimentos empíricos locais.
Imagens da EFAC.

No   ano   de   2007    (09 a 12 de julho)   a   biblioteca Escolar da EFAC foi reorganizada e recebeu o acréscimo de livros na área ambiental em seu acervo. Foram entregues também computador, impressora, vídeos, televisão, aparelho de DVD, nobreak, projetor multimídia e  mobiliário da biblioteca (cadeiras, mesas, estantes, bibliocanto e caixa bibliográfica). A SEMA foi o agente do Governo Estadual que realizou a implementação, na gestão do então Secretário SEMA (Antonio Farias), sendo o Gerente do NIDA/SEMA (Renato Brasiliense) e o idealizador do projeto (Paulo Figueira).
Funcionários da SEMA: Rogério (NIDA), Manoel (Motorista),
Nelziana (NIDA) e Aline (NIDA).

Maria do Socorro (colaboradora na organização)

No acervo encontramos:
- Livros didáticos
- Livros sobre meio ambiente
- Literatura (romances, contos, ficção, etc)
- Obras de referência (enciclopédia, dicionário)
- Vídeos
 
Esta é a Biblioteca EFAC, mais um centro de apoio ao estudo e pesquisa no Amapá!!

Fontes para essa postagem:

- Movimento EFA: realidade educacional no meio rural do Amapá (RAEFAP/2002)

- Cultura, Identidade e Religiosidade: As representações simbólicas da dança do Sairé no Distrito do Carvão (Rodrigo Monteiro / Riomar Câmara)

- Mazagão: realidades que devem ser conhecidas (IEPA/2005)

Todos esses referenciais estão disponíveis para consulta na Biblioteca SEMA em Macapá.