As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arthur Moreira Lima em Macapá!

Nesta quinta-feira (15/09/11) Macapá teve a grata satisfação de receber e prestigiar o pianista Arthur Moreira Lima, em seu Projeto "Um Piano pela Estrada".
A apresentação foi ao lado do Teatro das Bacabeiras e o povo pode conhecer ao vivo um pouco de Chopin, Bach, Villa-Lobos, Ernesto Nazaré, além de  Luiz Gonzaga. Um agradável passeio pela música clássica e primeiro encontro com  a música erudita para muitos.
O consagrado pianista tem se apresentado em um caminhão-teatro, percorrendo esse Brasil de meu Deus, desde o ano de 2003. Esta, precisamente, foi a apresentação de número 409, totalizando mais de 2.000 km percoridos.

Tem que se ter muito amor a arte
para tocar um grande projeto como este!
O caminhão chegou neste Estado via balsa e, para completar a jornada no país, faltam apenas os Estados do Amazonas e Roraima.
No concerto musical o pianista iniciou com "Jesus, alegria dos homens" de Bach e encerrou com um apoteótico Hino Nacional Brasileiro.
Muito tocante e emocionante a forma como se apresenta, sempre com o cuidado de citar antes a música, o compositor e fatos pertinentes à composição. Em cada gesto... dedilhar... música.. uma emoção derramada sobre as teclas a invadir e tocar sutilmente os corações.
Antes do evento principal, houve a apresentação de uma orquestra local do IMMES, formada por jovens e adolescentes de um projeto social. O coral do TJAP também se apresentou com músicas regionais, bem como um grupo de dança. O evento encerrou com apresentações do tradicional Marabaixo e um show do, então Secretário de Cultura, Zé Miguel.
Muito bonita as atrações e com temas sempre regionais.  
Só uma coisa a lamentar, as pessoas diretamente encarregadas do cerimonial ou protocolo, poderiam e deveriam ser mais cuidadosas  em anunciar sempre as apresentações, pois algumas não foram anunciadas - nem os artistas e nem as músicas. Muitos destas pessoas tinham preocupação maior de bajular a presença de alguns secretários de cultura que estão reunidos nesta cidade em um encontro nacional. Poderiam aprender com a  apresentação do pianista Arthur M. Lima. Ressalta-se também que, por conta da espera a alguma autoridades, como dos secretários, o evento atrasou. O que prejudica a presença das crianças, classe estudantil e população em geral - dependente de transporte urbano.
No mais, em um mundo de micaretas, funk, pagode, etc (cada um com suas preferências e importância a seu tempo), Macapá agradece a oportunidade de prestigiar este importante e não comum evento cutural.
Os concertos de Arthur Moreira Lima continuam no Estado do Amapá com a seguinte agenda nestes Municípios:

Macapá – 15 de setembro
Santana – 16 de setembro
Ferreira Gomes – 17 de setembro
Tartarugalzinho – 19 de setembro
Calçoene – 21 de setembro
Oiapoque – 23 de setembro