As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

domingo, 30 de outubro de 2011

MUNICÍPIO - Amapá (Parte 1 - Informações Gerais)

Reportagem do Informartivo do Governo do Estado do Amapá (Jornal Participação - Ano I / Nº 08 / Outubro-2011). O texto é de Edgar Rodrigues.

 Município de AMAPÁ, 110 anos  

No dia 22 de outubro, o Município de Amapá completou 110 anos de criação, pela Lei Federal Nº. 798. Ele foi a terceira cidade a ser fundada na história do Amapá. O primeiro nome que recebeu foi Montenegro. Tratava-se de uma região que fora contestada pela França e que, pelo Laudo de berna, ficara definitivamente brasileira.
Os limites originais abrangiam Montenegro, Oiapoque, Cunani, Lago Redondo, Aporema, Alto Araguari, Baixo Araguari e Terra Firme. A instalação do município se deu em 17 de janeiro de 1902. De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938, volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938, recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939, volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.
O nome "Amapá" é d indígena  e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região e Norte do Brasil, na época do descobrimento. Significa, segundo Antônio Lopes, "Lugar da Chuva". AMA (chuva) + PA ou PABA (lugar, estância, morada). Uma planta de nome Hancornia amapa, recebeu esse nome em homenagem ao lugar. 

Dados do Município:

População: 7.667 habitantes (IBGE 2010)

Localização: Situa-se na parte Nordeste do Estado do Amapá.

Altitude: 8, 64 m (sede)

Distância da capital: Aproximadamente 300 km

Vias de acesso: Marítima, aérea e terrestre

Área: 9.203,50 km²

Limites:
Calçoene (Norte e Oeste)
Pracuúba (sul)
Oceano Atlântico (Leste)

Núcleos populacionais: São 12 ao todo (Amapá Grande, Araquiçava), Base Aérea, Calafate, Cruzeiro, Paratu, Piquiá, Ramudo, Santo Antônio, Vista Alegre, Vulcão do Norte e Sucuriju)

Clima: Quente e úmido

Temperatura: Máxima de 34° e Mínima de 20°

História    

A história deste município é farta em acontecimentos ligados à conquista de terras, cujos reflexos afetavam o povo da fronteira do extremo Norte. Os conflitos acentuavam-se ainda mais a partir de 1894, quando da descoberta de ouro em Calçoene. Este fato motivou ainda mais a presença de europeus e norte-americanos que se instalavam às cabeceiras do rio. Esses estrangeiros caienenses, passarama dominar a região, agindo como verdadeiros senhores, perseguindo índios e escravizando mulheres para a prostituição.
Em 22 de outubro de 1901, pela Lei Nº. 798, desta data, surge o Município de Amapá, com a denominação de Montenegro. Em 15 de novembro de 1982, Amapá, Calçoene, Macapá, Mazagão e Oiapoque (antes considerados áreas de segurança nacional) elegem seus prefeitos, encerrando-se de vez a proibição do regime militar.