As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

LENDAS - A Lenda do Jurutaí

Jurutaí é uma ave noturna, de canto agourento, "melancólico e estranho, lembrando uma gargalhada de dor". Também é chamado de Urutau e é cercada de mistérios. Uma ave rara que  inspirou uma singela e melancólica lenda (tal qual seu canto), representada nesta animação contada pelo Grupo Girasonhos. Bela estória e bela música!
Veja aí o Jurutaí (Urutau), seu canto e em seguida a animação da lenda. 


Canto do Urutau (Jurutaí)
A filmagem da ave é creditada à Douglas Fernando Meleti

"O amor platônico mais cruel que existe 
é aquele que está constantemente ao alcance dos olhos."
M. M. Soriano

Lenda do Urutau - Animação do Grupo Girasonhos
(com ilustrações de Walter Saiani).

"Amo como ama o amor. 
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
 Que queres que te diga, além de que te amo, 
se o que quero dizer-te 
é que te amo?"
Fernando Pessoa

A Lenda do Jurutaí 
Ilustração: Fernando Villela
Muito tempo atrás, no fundo da floresta amazônica, havia um pássaro chamado Jurutaí. Uma noite, Jurutaí olhou para cima, através do ar quente, e viu a lua. Ela estava completamente redonda. A luz prateada brilhou sobre a face de Jurutaí como se a lua estivesse se esticando para tocá-lo. E Jurutaí se apaixonou.
Jurutaí se apaixonou pela lua e quis ir até onde ela estava. Assim, voou até o topo da árvore mais alta que podia ver. Mas a lua ainda estava longe. Ele voou até o cume de uma montanha. Mas a lua ainda estava longe.
Então ele voou até o céu. Jurutaí bateu as asas, subindo, subindo, até o ar ficar rarefeito. Mas a lua estava muito longe. O pássaro continuou voando para cima até as asas doerem, os olhos arderem e parecer que cada respiração só enchia seus pulmões de vazio.
Queria prosseguir, mas era muito difícil. A força de suas asas chegou ao fim e de repente ele começou a cair. Rodopiava, através do ar negro, e batia as asas céu abaixo. Ele caiu de volta nas folhas úmidas e perfumadas das árvores. E se empoleirou ali, piscando ofegante para a lua. Ela estava distante demais para que ele a alcançasse. Assim, tudo o que Jurutaí podia fazer era cantar para ela. Ele cantou a mais bela canção que pôde.
Uma canção cheia de tristeza e amor, que se espalhou pela floresta.
A lua olhou para baixo, mas não respondeu. E lágrimas encheram os olhos de Jurutaí. Suas lágrimas rolaram pelo chão da floresta. Encheram vales e escorreram em direção ao mar. E dizem que foi assim que o rio Amazonas surgiu.
Ainda existe um pássaro chamado jurutaí que vive na floresta amazônica hoje em dia. Às vezes, na lua cheia, ele olha para o céu e canta. E ouvi falar de povos indígenas que acendem fogueiras quando a lua cheia brilha e cantam e dançam para fazer o jurutaí cantar. Eles sabem que cantar a mais bela canção que se conhece é a melhor maneira de se livrar da tristeza. E acreditam que deveríamos acender fogueiras no coração quando o jurutaí dentro de nós se cala.
Leitura indicada
Cobra-grande: histórias da Amazônia, de Sean Taylor, traduzido por Maria da Anunciação Rodrigues, colorida e ricamente ilustrada por Fernando Vilela (Edições SM, 2008). Nove lendas que correm há centenas de anos no boca-a-boca dos ribeirinhos da Amazônia foram ouvidas e ganharam vida nesta obra do escritor inglês, que fez três viagens pelos afluentes do Amazonas.
Mais informações desta obra em:


 Outras versões de lendas sobre o Urutau (Jurutaí) são encontradas no textolivre.com.br - LENDAS DE URUTAU, onde conhecemos as seguintes estórias:
  1. Lenda Tupi-Guarani
  2. Lenda Amazonense
  3. Lenda Portuguesa
  4. Lenda Asteca
  5. Lenda Religiosa