As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Afuá, Festival de Emoção: A Batalha entre dois Camarões (Francisco Soares) - Publicação

Tratando ainda de Afuá, mais um pouco do município paraense nas páginas desta obra. O lugar, pela proximidade, tem laços bem estreitos com o Amapá. Para chegar lá saindo de Macapá, atravessamos a baía macapaense (ou Canal do Norte) até chegar na Ilha dos Porcos onde, no melhor dos sentidos, entramos no Furo dos Porcos... rumando à famigerada baía do Vieira. Vencendo a dita, entramos no rio Jurupari (um canal que se liga ao rio Afuá) e pronto, chegamos na cidade. Você sabe a origem do nome do lugar?

Pois é bem diferente e descobri na leitura desta publicação. Diz o autor que vem do barulho produzido pelo espiráculo dos botos. Algo como: Fuáááá!!! Outras coisas interessantes são também descritas. O livro é de leitura fluente, informativa e atraente.  
Cartaz de 2011 (XXIX Edição)
O foco da obra é o Festival do Camarão, tradicionalmente realizado no mês de julho. Em 2012 será a 30ª edição. O evento é caracterizado por apresentações musicais, exposição de artesanatos, venda de comidas típicas (tem camarão preparado de tudo quanto é tipo), escolha da miss e pela "biciata" (uma carreata de bicicletas, o meio de transporte típico da cidade se não quizer andar a pé... olha que são longos trechos de passarela debaixo de um senhor sol escaldante). O ponto principal está nas apresentações das agremiações do Camarão Convencido (verde) e Camarão Pavulagem (vermelho).

Esta publicação, de Francisco Soares (poeta e escritor maranhense, autor de várias obras que destacam a regionalidade amazônida), apresenta em forma de Literatura de Cordel um pouco da história deste município paraense e de seu regionalmente conhecido festival.

 
 Pode ser visto na Biblioteca da SEMA em Macapá.