As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Guiana Francesa (Guia Turístico) - Folheto

Muito se fala da Guiana Francesa no Amapá e diversas idéias são fomentadas. Entre elas, a de que constitui-se em um "El Dorado" da Amazônia e local de melhores oportunidades. Isso tem levado diversos brasileiros a se arriscar em busca destes sonhos, entrando no país uma grande parte de forma clandestina e penando por lá. Essa idéia tem sido reforçada pela construção da ponte binacional no Oiapoque e, cá com meus botões e segundo muitos relatos, o entusiasmo existe apenas no lado brasileiro. No lado francês, vejo essa ponte como mera formalidade em se reforçar os laços com o governo brasileiro. Em termos de desenvolvimento, o tempo dirá se as coisas serão assim. Com ou sem ponte, as coisas sempre foram mais fáceis para o lado guianense mesmo. 
Esta publicação, aqui postada, trata um pouco sobre a Guiana Francesa. A temática é voltada ao turismo, mas não deixa de ser uma fonte de consulta e pesquisa, mesmo sendo uma propaganda francesa cuidadosamente exposta. O material foi distribuido  gratuitamente na  Expofeira deste ano (2011).
Folh - Guiana Francesa - Incrível Guia (Comité Du Tourisme de La  Guyane)
A quem interessar, esta e outras publicações podem ser encontradas em francês 
no site www.tourisme-guyane.com