As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Herivelto Maciel (Artista Plástico - Parte 1)

Herivelto Brito Maciel é um renomado artista plástico amapaense, com obras  expostas e premiadas em eventos nacionais e internacionais.  
"Doca da Fortaleza"
Suas composições mostram a beleza cênica do estado e fazem também um passeio em representações históricas, com técnicas em resinas da mata (como o açaí) e com pirogravuras. 
"Alvorecer"
Destaque para as premiações na composição dos Brasões de Armas do Estado do Amapá e do Município de Macapá,  vencidas em concursos e hoje patrimônios do Governo do Estado e da Prefeitura.
Também é autor de telas que ilustraram capas de livros, revistas e listas telefônicas.
 "Paisagem" e "Baluarte de São José"

" A obra de Herivelto está enraizada  na Amazônia. O pintor traçou riscos e absorveu a paisagem dos estirões, sentindo a necessidade de retratar unicamente o homem, seu modo de ser e de se identificar com o ambiente em que vive...  O resultado surpreendente do trabalho é fruto de longa pesquisa. E o açaí, o açaizeiro e a mão do artista não dissimulam a textura que dá à criação todo um universo cargueado de lamentos e murmúrios, encontrados em cada canto da Floresta Amazônica ou em qualquer rua da cidade."  (FERNANDO CANTO)
"Revoada no Bailique"
"Foz do Rio Araguari"
"Crepúsculo em Calçoene"
Um grande artista da Amazônia. 
Atualmente funcionário público como Arte-Educador no Amapá.
"Combate" - Pirogravura e resina de açaí
" Herivelto explora, em algumas peças, resíduos da floresta, dentre eles, escamas de peixes, ossos e dentes de animais silvestres. Os produtos são utilizados em assamblagens e construtivismos e resinas vegetais de piperaceas e bixaceas não condimentadas da Amazônia, como urucu, açaí, tucumã, jenipapo, banana"
(Assembléia Legislativa do Estado do Amapá - Departamento de Comunicação)
"Tucano"
"Búfalos do Curiaú" - Esses painéis em pirogravura são incríveis, na imagem não se vê, mas de perto  percebemos uma riqueza de detalhes em cada traço pirogravado. Um trabalho minucioso nos pequenos traços da boca, olhos e chifres... fico imaginando a quantidade de horas dispensada para isso.

 "Paisagem em Monocromia" 
"A obra de Herivelto é uma incursão no labirinto das personagens maltratadas do universo amazônico em desencanto. Ela fala de um mundo concreto que transpõe o Realismo, o Figurativismo e o Expressionismo. Um mundo onde seus pincéis não calem diante da expropriação dos valores socioculturais de uma região que herivelto aprendeu a amar" (OSVALDINO RAIOL)
Grande quadro de Herivelto no Museu Sacaca, em Macapá.
Em 28/11 Herivelto fez uma exposição na Assembléia Legislativa do Amapá, em um evento conjunto com o lançamento do livro de César Bernardo de Souza. Uma rica oportunidade de conhecer e ver um pouco de suas obras, todas com a temática amazônica. O folder, a seguir, foi distribuído na ocasião.


Fontes de consulta para a postagem: 
- Folder Herivelto (Exposição em 28/11/11)

Veja também: