As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lançamento de Livro de Alfabetização EJA em Macapá (Método das Boquinhas)

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores (Charles W. Elliot)

27 DE FEVEREIRO, uma data muito importante e pouco lembrada.
Hoje, meus amigos, é o DIA DO LIVRO DIDÁTICO.

Os livros são importantes no processo de transformação e aprendizagem do indivíduo e nos livros didáticos temos uma ferramenta fundamental para a educação, fazendo diferença na formação de uma criança. 
A trajetória do livro didático no Brasil remonta ao ano de 1929, quando o governo criou o Instituto Nacional do Livro (INL), órgão específico para legislar sobre essa área. Ao longo das décadas, a política oficial para o livro didático passou por diversas adaptações, até chegar ao atual Programa Nacional do Livro Didático, criado em 1985. A partir daquele ano, o professor passou a escolher o livro mais adequado aos seus alunos e ao projeto político pedagógico da escola. A reutilização do livro e a introdução de critérios de produção seguindo normas técnicas, com o objetivo de garantir maior durabilidade e qualidade do material, também foram importantes avanços. (Informação: Portal MEC)
Os primeiros contatos com os livros, em nosso país, geralmente se dão na escola. Muitas vezes são estes a única forma de acesso da criança à leitura e à cultura letrada. 
Essa foi também minha realidade e através dos livros didáticos que fui tomando gosto pela leitura (apreciava muito os de Língua Portuguesa, Ciências e História). (Foto: Serra do Navio / 1979)
 No dia 23 de fevereiro tivemos o lançamento de mais um livro em Macapá: "EJA: ALFABETIZANDO E LETRANDO COM BOQUINHAS". Uma obra com um método inovador e bem sucedido na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Taí um belo exemplo da importância do livro didático.
O livro resultou de uma parceria entre a professora amapaense (Língua Portuguesa) Viviane Guimarães e a fonoaudióloga Renata Jardins. Ambas são funcionárias do MEC e apresentam uma proposta educacional diferenciada chamada "Método das Boquinhas", onde ocorre uma integração fono-viso-articulatória. O aluno é envolvido em estratégias fônicas (som), visuais (letra) e articulatórias (gesticulação da boca para aprender), sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.
O lançamento em Macapá ocorreu no CEAP  e a obra é direcionada para a alfabetização e letramento de jovens e adultos - na concepção da Metodologia Boquinhas - contemplando um exemplar para o aluno e um manual ao educador. Apresenta 20 unidades contextualizadas com assuntos de interesses culturais, sociais e emocionais (cidadania, saúde, meio ambiente, esporte, tecnologias, espiritualidade, etc) e vem acompanhado de um CD (com fonemas e articulemas), um mini espelho de boca e uma cartela grande das bocas. 

Tecnologia Educacional que vem acrescentar ludicidade e rapidez na educação dos futuros leitores.
Mais informações sobre o "MÉTODO DAS BOQUINHAS" 
e para adquirir o livro acesse