As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 3 de março de 2012

BAIRROS DE MACAPÁ - Pacoval (Parte 1 - Origem do Nome)

    Forçada pela expansão urbana, a cidade de Macapá foi progressivamente ganhando novos bairros, que agrupavam moradores da zona rural do Território Federal do Amapá e da região das ilhas do Pará. É bem verdade, que o crescimento de sua população, motivou o deslocamento de jovens casais para a periferia do burgo. O Bairro do Laguinho, implantado numa faixa de terra espremida entre ressacas e reentrâncias do lago do Pacoval, não absorveu o contingente humano que o procurava, levando muitas famílias a estabelecerem-se depois do então campo do América Futebol Clube, hoje Praça Julião Ramos. A ocupação desta área, a despeito de não haver serviço de água e luz, verificou-se rapidamente, ao ponto de atingir em breve espaço de tempo o lago supra mencionado. Por alguns anos, o atual Bairro do Pacoval foi identificado como Laguinho, gerando discordância, pois alguns moradores observaram que o mesmo braço ou ressaca do Pacoval, que enveredava por áreas baixas, prolongava-se até a Av. Pe. Monoel da Nóbrega, entre as Ruas Odilardo Silva e Jovino Dinoá. Havia entretanto uma diferença, porque na parte oeste do novo bairro a ressaca era mais larga, abrangendo espaço dos atuais bairros Jesus de Nazaré e Aeroporto. Nada mais justo, portanto, para que o bairro fosse batizado como Pacoval. 
Mas, qual a origem deste nome, que não existe apenas em Macapá? A resposta é simples e para conhecê-la, somos obrigados a recorrer à cultura indígena. 
No NHEENGATU - vocábulo que significa falar bem, corretamente (NHEÊN = falar / GATU = bem) – Pacoba era uma planta cujo fruto e folhas se assemelhavam a banana, tão bem conhecida dos portugueses, embora de origem árabe. Quando os lusitanos introduziram a bananeira no Brasil, os índios continuaram a dar ao novo fruto o nome de pacoba. À bananeira eles identificavam como Pacobayba. Ao lugar onde havia muitas pacobas os índios denominavam Pacobatuba, sendo o vocábulo tuba empregado para derivar abundância. Diante do impasse, os nativos estabeleceram a diferença à sua maneira, adicionando ao termo pacoba o vocábulo cororoca, que é um arbusto de folhas espessas, grandes e largas, também chamada pacaveira. A palavra é procedente do tupi e significa desfazer-se. A pacova-sororoca, como passaram a escrever os portugueses, tem seu habitat nos igapós de terra firme e nas beiradas dos riachos na mata. Os indígenas faziam colares das sementes e teciam as fibras das folhas da cororoca, desfazendo assim, quase todo o arbusto. Também utilizavam as folhas inteiras para colocar determinados alimentos, como se elas fossem pratos. Com o passar do tempo, o costume indígena foi mantido por nossos caboclos, que a utilizavam para embrulhar peixe, carne salgada e para forrarem paneiros (para guardar farinha, açúcar moreno, açaí e outras frutas miúdas).
Sororoca (Foto: Norma Crud - 2001)
Planta nativa da amazônia, muito parecida com a bananeira, mas não dá banana. Largamente utilizada na cultura ribeirinha e amazônida para embrulhar diversas coisas (peixe, açaí, carne...) e há até aplicações medicinais. os indígenas generalizaram como pacova também para a bananeira que conheceram dos portugueses.
     Faz-se necessário frisar, que a região de Macapá era habitada pelos índios Tucujus, hábeis caçadores e pescadores, que também valiam-se da Pacova-Cororoca para utilidades domésticas. É claro que o lago do pacoval, possuía em abundância a Pacova-cororoca, a chamada bananeira do mato ou dos tolos. O termo Pacoval é próprio da língua portuguesa que, a exemplo do topônimo indígena bacobatuba, identifica o local onde há muita pacoba ou pacova.
Lago do Pacoval em 1960 (Foto: Dr. Jorge Pedro Pereira Carauta). 
Muita pacova (sororoca). Um pacoval.
O Dr Carauta, autor desta foto de fevereiro de 1960, em 16/08/2000 fez uma nota a Dr Norma Crud descrevendo como era o cenário do lago do Pacoval. Relato encontrado no relatório "Ressaca: Ecossistema Úmido do Amapá", da Dr Norma e  disponível para consulta na Bibiblioteca Ambiental da SEMA em Macapá. Veja aí e imagina o cenário do Pacoval mais de 04 décadas atrás:
"A Lagoa do Pacoval era magnífica, com muitos buritis e presença de maracanãs e patos (que são vendidos nos arredores, vivos e mortos). A água estava quase coberta de "linheira", parecida com arroz, assim como heliconia, gramíneas e outras plantas aquáticas. Quando fui sozinho me alertaram para tomar cuidado com as sucuris. Na mata de várzea vi urucu, açaí, aninga, bacabeira (palmeira) e várias leguminosas. Era um verdadeiro paraíso ouvindo-se a sinfonia da fauna aérea, aquática e terrestre. Herborizei algumas plantas que foram posteriormente depositadas no Museu, digo, no Herbário do Museu Nacional. Tirei algumas fotos e, no dia 9 (fev/1960), retornei ao mesmo local, para admirar a mais bela paisagem que vi na Amazônia até hoje. Não fossem os ataques de carapanã, o paraíso seria perfeito, mas afinal eles precisavam de sangue. Às margens da lagoa vi também muitas (...descrição de nomes científicos de plantas....). Chamava atenção a SOROROCA de inflorescências alaranjadas com formigas vermelhas."

Pacoval (Foto do Blog da Hélida). 
Dá uma passada lá, encontrei uma interessante abordagem sobre a sororoca (pacova)
  
 Texto de NILSON MONTORIL DE ARAÚJO
 CONHEÇA NOSSAS BIBLIOTECAS!