As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 21 de abril de 2012

Biblioteca da UNIFAP

A UNIFAP tem hoje 22 cursos e recebe anualmente, dos processos seletivos, mais de mil novos acadêmicos
A Biblioteca Central da UNIFAP destina-se a dar suporte bibliográfico a estes alunos ou profissionais da área e, longe de querer entrar na discussão sobre as dificuldades e carências atuais (endemia em todos os setores de nossas instituições públicas), eis aí mais um importante centro para pesquisas em Macapá.


A universidade foi instituída pelo Decreto Federal Nº 98997, de 02/02/1990, 
publicado no DOU de 05/03/1990. 
Fotos: www.unifap.br
Algumas imagens do campus (mais precisamente a parte inicial), avistando-se a passarela dos usuários e prédios da Reitoria. Sou de uma época em que, ao iniciar como acadêmico na instituição (fui das turmas pioneiras do Curso de Enfermagem - a terceira - em 1993) estas e outras estruturas não existiam, iniciando as construções, hoje presentes, a partir daquela data. Tempos de muito isolamento, escuridão, parada de ônibus dentro da instituição, arriscar-se à frente dos carros para atravessar a rodovia e extrema carência na biblioteca existente, que se alojava em duas salas de aula, com limitadíssimos recursos. Computador? Internet? Biblioteca Informatizada? Ih... reinavam os formulários em papel!! Naquele ano tivemos apenas o Primeiro Semestre no local, sendo remanejados no Segundo para a Escola Carmelita do Carmo. Foi um período de duplicação da Rodovia JK, construções e reformas na UNIFAP...
 ...entre elas, a construção do prédio onde hoje temos a Biblioteca.
Mais algumas imagens. Muita coisa avançou e outras obras estão em construção. Há também, deve ser registrado, uma insatisfação quanto as condições estruturais (são várias reivindicações em diferentes níveis) e a busca do corpo docente por melhores condições (veja aqui uma recente postagem do Café & Cia sobre isto).
A Biblioteca está localizada em um prédio com aproximadamente 1.700 m2 de área construída, contando com espaços específicos para: acesso à internet, sala de leituras (individual e em grupo), auditório e acervo (em visualização nos slides). 
As obras podem ser consultadas mediante solicitação (do assunto, autor ou título, conforme a disponibilidade), reservando-se o empréstimo apenas aos acadêmicos e funcionários da instituição.
Os horários de funcionamento são:
- Segunda a sexta-feira: 8h às 20h
- Sábados: 8h às 12h
Visualização da sala de leitura individual. Para os grupos de estudo reservam-se cabines separadas. Isso é uma novidade em relação à minha época acadêmica, lembro que vários grupos em um mesmo recinto produziam muito ruído para outros leitores no local.
Andando pelo campus registrei este grafite. Gosto de mostrar as diferentes expressões artísticas e, antes que o tempo apague (não viram o que fez àquele grande painel na parte detrás do Teatro das Bacabeiras)...
 ... taí uma janela às artes!!! 

Percebi com satisfação também a existência de espaços novos na biblioteca, como a sala voltada ao atendimento à pessoas com necessidades especiais. Como leitor curioso e interessado pelas bibliotecas em nossa cidade, gostaria de ter mostrado aqui alguma imagem do local ou o mínimo de informações. Vi por lá muitas obras e despertou-me a curiosidade em conhecê-las (São obras de cunho didático? Quais disciplinas? Tem algum romance? Quais obras da literatura? O que é mais procurado?  O que mais se necessita?). Centros como este são poucos em Macapá. Fica apenas o registro em palavras do local e, em nome do respeito, deixo a informação nos termos de que no dia da visita não deu para ter as impressões como queria. Quem sabe em outra oportunidade! Não duvido da boa disposição de todos por lá... Desejo mostrar, se não der de todas, o mínimo de cada biblioteca em nossa cidade. Ressalto que esta é apenas uma iniciativa de um cidadão em conhecer e divulgar estes centros, visto que a maior parte está na obscuridade... Não represento nada e nem ninguém.
Momento nostálgico, perdoem-me tanta individualidade (assim tenho também construído este blog), termino esta postagem com a imagem de meu último momento como acadêmico na instituição, no dia em que apresentei o TCC no auditório desta biblioteca (janeiro de 2000), onde era frequente e curioso leitor. Poxa, demorei para me formar né! É que descobri que a área de meu maior interesse não era a Enfermagem.
Agradeço a Diretora da Biblioteca, 
Srª Naucirene Corrêa Coutinho Figueredo (Bibliotecária) 
a oportunidade de fazer o registro de algumas imagens do local.

BIBLIOTECA DA UNIFAP. 
MAIS UM IMPORTANTE CENTRO DE PESQUISAS EM MACAPÁ.

Foi referência para esta postagem: