As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

"A Estrela e a Rã" - Romualdo Palhano (Primeira obra infantil publicada no Amapá)

Foto: blogdoprofpalhano
Romualdo Rodrigues Palhano é graduado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (onde também concluiu Mestrado em Serviço Social com Pesquisa sobre Teatro Comunitário). Residiu por dois anos em Havana (Cuba), onde iniciou seu doutorado. É Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Pós-Doutor em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Reside atualmente em Macapá onde é Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 
                  
Autor das seguintes obras:

1) Grito Incontido (poesias, 1988)
2) A Estrela e a Rã (infantil, 1998)
3) Brincando com Linhas (infantil, 2001) 
4) Teatro de Bonecos: alternativa para o ensino fundamental na Amazônia (teatro, 2001)
5) Entre Terra e Mar: sociogênese e caminhos do teatro na Paraíba (teatro, 2009)
6) A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental da Cabedelo (teatro, 2009)
7) Fronteiras Entre o Palco e a Tela - Teatro na Paraíba, 1900-1916 (teatro, 2010) 
8) Entre Parénthesis (poesias, 2010) 
9) O Teatro na Terra de Zé da Luz - Da União Dramática ao GETI (teatro, 2011)
10) Eu e a Rainha do Vale - De Menino a Rapazinho (complementa a obra anterior, 2011)
11) A Ovelha Malhada (infantil, 2011) 
12) Artes Cênicas no Amapá (2011 e 13/04/2012)

Livros Publicados
Tive a oportunidade de conhecer o Professor Palhano na ocasião dos eventos do II Seminário "Construindo o Programa de Literatura do Amapá", nos dias 16 e 17/03/2012, onde escritores, poetas e  professores discutiram a implantação do Programa de Literatura do Amapá, a busca de uma integração das ações literárias no Estado (mais informações em secult.ap.gov.br).

 Livraria Transamazônica (17/03/2012)
  
Dia 18 de Abril vem próximo, data de celebração do DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, não por acaso, uma homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. 
Escritores infantis têm o dom de introduzir o apego à leitura entre os jovens leitores, seus objetivos na produção literária. São tantos os talentos em nosso país que, para não citar nomes, fica a homenagem a todos deste singelo leitor - caminhando e vivendo entre livros desde que se entende por gente.

LEITURA RECOMENDADA
No Amapá, o marco inicial da literatura infantojuvenil é o livrinho A ESTRELA E A RÃ, de Romualdo Palhano (publicado em 1998 com apoio cultural da UNIFAP). Tem 20 páginas (tecnicamente é um folheto) e as ilustrações também são de Palhano (desenhos simples, como é a história, apresentada em textos curtos e instigantes). 
"...Outro aspecto que se sobressai no livro de Romualdo Palhano é o sentimento pelas coisas da natureza. A rãzinha apaixonada, personagem central do enredo, leva seu sentimento ao extremo, isto é, mergulha no fundo do lago na esperança de achar o alvo de seu grande amor encantado que é a estrela. O simbolismo é perfeito porque a apaixonada rã busca na ilusão de uma estrela o seu amor eterno.
O livro de Palhano destina-se às crianças, mas a filosofia que ele transmite é de alcance universal para todos porque induz crianças e adultos ao relacionamento com as coisas mais importantes da natureza física e humana: o sol, água, a lua, as estrelas e o amor..."

Prof João Carvalho - Reitor da UNIFAP (1998) - Prefácio
Página 07 / Página 09 / Página 13

A obra está quase esgotada, encontrei o autor com poucos exemplares.

O Livro é:
Título: A Estrela e a Rã
Autor: Romualdo Palhano
Ilustrações: Romualdo Palhano
Editora: UNIFAP
Páginas: 22
Ano: 1998
Temas: Literatura infantil

O Professor Palhano, a quem interessar, tem o blog: