As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conhecendo o Rainbow Warrior III (Parte 2)

Dia 27/04/2012 meu amigo Gregor Samsa teve a grata satisfação de conhecer o famigerado navio Rainbow Warrior, do Greenpeace. Este é mais um material resgatado da visita. Um lembrete sobre a importante campanha que a ONG vem batalhando para atingir os objetivos: A campanha DESMATAMENTO ZERO. Por onde o navio passa os ativistas difundem essa idéia e tá rolando na NET uma coleta de petições para quem quiser apoiar. Para ter representatividade é preciso reunir 1,4 milhão de assinaturas. A campanha é contra dispositivos do Novo Código Ambiental Brasileiro

Se quiser participar acesse www.ligadasflorestas.org.br

"O ritmo do desmatamento caiu, mas não parou: nos últimos três anos, mais de 20 mil km² de floresta (uma área equivalente a 2,8 milhões de campos de futebol) foram destruídos. O gado, a soja, a exploração de madeira, a mineração, além de grandes obras de infraestrutura, figuram como as principais causas. O Novo Código Florestal Brasileiro reduz a proteção e permite que mais floresta seja desmatada." (Fonte: Folheto do Greenpeace) 
 
“Desmantamento” - Desenho de Jarbas Domingos de Lira Junior, publicado no jornal Diário de Pernambuco em 2007. (Fonte: 2011-clubeleitura-9b-g2.blogspot.com.br)

"Marketing Ecológico" (Fonte: novacharges.wordpress.com)

Fonte: npianegonda.wordpress.com

Ah! Essas ilustrações são a pedido de minha sobrinha e, também, acredito naquela frase que diz "uma imagem fala mais que mil palavras".
Aproveito também para divulgar a Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá. O acervo tem algumas publicações voltadas ao assunto "Desmatamento no Amapá". Disponíveis para consultas a quem interessar.
"Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá: Contexto e Ações (PPCDAP)" - Publicação do GEA/SEMA, 126 pág, 2010. Pretende integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos positivos a práticas sustentáveis, medidas de ordenamento fundiário e combater o desmatamento no estado. Apresenta capítulos  sobre: contextualização do Estado (população, economia, aspectos físicos, bióticos, etc); áreas protegidas; situação fundiária; gestão florestal, monitoramento e controle, bem como a proposta de uma estratégia para a prevenção e o controle de queimadas e incêndios florestais.
"Relatório Técnico de Desmatamento no Estado do Amapá referente ao período de 2009 a 2010"   
Este estudo corresponde ao relatório estimativo bianual 2009/2010 que aborda o incremento do desmatamento no Estado do Amapá, elaborado pela Coordenadoria de Geoprocessamento e Tecnologia da Informação Ambiental (CGTIA) da SEMA-AP através da análise de imagens ópticas de satélite. Estão disponíveis também os Relátórios Bianuais 2005-2006 e 2007-2008.
Falando novamente do Rainbow Warrior, temática deste post, o Fantástico exibiu em 20/05/2012 uma reportagem sobre a passagem da embarcação pelo Amapá e mais algumas de suas particularidades. Veja aí:
Alguns pontos abordados no vídeo:
- O navio passou pelo Bailique (arquipélago amapaense, Distrito do Município de Macapá, com cerca de 10 mil pessoas e ainda uma área bem conservada).
-  São mostradas algumas dificuldades das comunidades como: a eletricidade (apenas 12 horas por dia), ausência de internet e celular.
 
- O navio do Greenpeace chegou na Amazônia um ano depois de ter ficado pronto, foi construído sob medida e as imagens que registra podem ser mandadas na hora para a internet.
  
-  No momento da reportagem eram 16 tripulantes de 14 nacionalidades (um brasileiro).
 
- O lixo produzido é recolhido e reciclado, tem até um freezer onde se guarda o material orgânico (posteriormente é descartado).
 
- O navio tem também uma máquina que transforma água do mar em água potável (280 litros por hora) e outra que faz o tratamento de esgoto.
 
- Na maior parte do tempo a embarcação navega carregada pelo vento.
- No vídeo, uma interceptação a um navio com carregamento de ferro gusa no Maranhão (que seria proveniente do uso de madeira ilegal).
 
- O navio está descendo a costa brasileira e chega no Rio de Janeiro em Junho/2012 para participar da Rio+20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável) e vai mostrar histórias dessa aventura ambiental para o mundo todo.
Nesta reportagem o Fantástico deveria ter citado a Campanha Desmatamento Zero, que é amplamente divulgada pela ONG onde passa, contra o Novo Código Ambiental Brasileiro.
Rainbow Warrior na Amazônia (Foto: Greenpeace)
Veja também o LINK: