As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lançamento da Revista Mixtureba Comix (HQ)

Capa da revista 
Falando ainda de quadrinhos, em julho foi lançada a revista Mixtureba Comix, em Macapá (produção do Grupo Coletivo AP Quadrinhos). Pouca coisa por aqui foi produzida neste segmento, sendo a maioria no contexto educacional ou promocional (são exemplos os folhetos Declare seu amor por Macapá e As Aventuras de Zé Fortuna). De circulação periódica tivemos o pioneirismo da extinta revista Os Cabuçus e o humor crítico das charges e tiras nos jornais (como as do trabalho de Da Gama), além de alguns fanzines. O grupo pretende lançar novas edições e busca a valorização dos talentos. Nesta publicação participaram Raoni Hollanda, Ronaldo Rony, Jó, Railson Rodrigues, Otton Souza, Willian Costa, entre outros...

 ...em uma mistura de diferentes estilos.

O evento ocorreu no auditório do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS/AP), em 28/07/2012, com exibições de animações, exposição de desenhos e a participação de conceituados quadrinhistas (Gian Danton e Otoniel Oliveira), além da turma do Coletivo AP Quadrinhos. 



A TV-AP exibiu uma reportagem sobre o evento (Julho/2012)
Veja o vídeo NESTE LINK 

Alguns pontos abordados:
- Quadrinhos é uma forma de arte, que conjuga textos e imagens, com objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos.
- São em geral publicados em formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em jornais.
- A arte dos quadrinhos vem crescendo cada vez mais em Macapá, com isso surgiu o Grupo Coletivo Amapá Quadrinhos, que reúne cartunistas, desenhistas, quadrinhistas e roteiristas de diferentes estilos e mistura de gêneros.
- Uma exposição de desenhos no MIS/AP revelou revelou a criatividade destes artistas e serviu também para lançamento da revista em quadrinhos Mixtureba Comix. 
- As histórias passam pelo humor sarcástico, ficção científica, suspense e estilo mangá.


Fontes de Consultas:
museudaimagemedosom.blogspot.com.br

Veja também:
HQ - Declare seu amor por Macapá  (Prefeitura Municipal de Macapá)
HQ - Os Cabuçus Nº 06
HQ - As aventuras de Zé Fortuna
HQ - Turismo e Meio Ambiente (IESAP 2003)
HQ - O Ministério Público e o Meio Ambiente
HQ - Os Cabuçus Nº 03
HQ - Os Cabuçus combatendo o mosquito da dengue
Tirinhas dos Cabuçus (Diário do Amapá - 18/09/1998)
Tirinhas dos Cabuçus (Diário do Amapá - 10/08/2006) 
Tirinhas sobre o Museu Sacaca (A Gazeta - 05 e 06/02/2012)
HQ - Jesus, Ele viveu entre nós
Dia mundial do desenhista