As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 8 de setembro de 2012

Município de Serra do Navio (Parte 2 - Folder)

Informações do folder "Serra do Navio - Muita história pra contar e uma natureza que merece até prêmio", do GEA e PMSN, publicado em 2009.

Muita história subiu e desceu esta serra desde a construção da antiga vila operária (1955) pela Indústria e Comércio de Mineração (ICOMI), empresa vencedora da licitação aberta pelo governo federal para a exploração das jazidas de manganês encontradas na região.

A vila que dá nome e é sede do município apresenta um plano urbanístico e arquitetônico esboçados com os traços do modernismo que trouxe uma visão revolucionária para a relação indústria, homem e meio ambiente; a pedra fundamental lançada para a construção de um novo tempo na economia do Amapá e também para os grandes projetos industriais na Amazônia.
No final da década de noventa a ICOMI declara inviável a continuidade do projeto. Mas, daquele mesmo chão de onde, por 40 anos, se extraiu grande parte do desenvolvimento do Amapá e colocou o Brasil no mercado internacional, brotou uma riqueza ainda maior: a cidadania a que conseguiu vencer o abandono e atrair novos empreendimentos para o seu crescimento.
Localizada na região central do Estado do Amapá, distante 200 km da capital Macapá pela Br 210 e 196 km pela estrada de ferro. Novo ainda, Serra do Navio tem uma população estimada em 8 mil habitantes. De seus 7.757 km² de área, mais de 70% estão dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque em área contínua do mundo.
Mais informações sobre o PARNA Montanhas do Tucumaque veja no
(É mais uma ferramenta para estudos e pesquisas. No link encontramos informes importantes sobre a fauna, fiscalização, vegetação, educação ambiental, etc)

A porta que dá acesso ao PARNA Montanhas do Tumucumaque é Serra do Navio. Pelo trem que sobe a Serra, ou automóveis que vêm pela estrada, chegam pessoas de todo Amapá e de outras regiões, grande parte delas não mais com o intuito apenas de extrair o máximo possível de riquezas e depois ir embora, mas de aproveitar a diversidade amazônida, tão bem representada em Serra do Navio. (Mapa do Wikipédia).



Com forte vocação para o turismo ambiental e de aventura, o município serrano prova que nem só mineração é sua base econômica. De sua natureza podem ser extraídas muito mais do que ouro, o ferro e o manganês, também as sensações de aventura que inspira. A Prefeitura de Serra do Navio criou o Parque Natural Municipal do Cancão: uma área com 370,26 hectares onde estão preservadas a paisagem natural da região, bem como sua fauna, flora e importantes bacias hidrográficas. O primeiro e único parque natural municipal do Amapá.



O nome Cancão não é à toa. O Cancão é um pássaro muito comum na Serra. É ele que dá as boas vindas, cantando, aos visitantes que entram na floresta. E o canto do mascote deu sorte, porque em menos de dois anos de criação, o parque ganhou o Prêmio de Destaque nacional Outorgado a Município-Modelo de Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação, concedido pelo Instituto Ambiental BIOSFERA.

O reconhecimento público nacional de que Serra do Navio
 ainda tem muita história para contar e impressionar.

Folder GEA / PMSN - 2009

Visite nossas bibliotecas!
Compartilhe seu conhecimento!