As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bibliothèque - Salle Léon-Gontran Damas (CENTRE CULTUREL FRANCO AMAPÉEN)

O Centro Cultural Franco Amapaense foi criado em agosto de 2009 como um espaço para difundir a cultura franco-brasileira no Estado do Amapá.
  
Em novembro de 2012, como um dos eventos da 1ª Feira de Livros do Amapá (FLAP), foi inaugurada a Salle Léon-Gontran Damas. Mais um espaço da literatura, voltado para a língua francesa e à disposição do público para consultas.
 
Salle Léon-Gontran Damas.

Léon-Gontran Damas foi um escritor, poeta e engajado político francês, nascido a 28/03/1912 na Guiana Francesa. Era mestiço de negro, ameríndio e branco e foi co-fundador do Movimento da Negritude, juntamente com Césaire e Senghor nos anos 1940. Amante do jazz, publicou em 1937 o livro Pigments, reunião de poemas prefaciado por André Gide, que se revolta com violência contra a educação crioula que ele vê como uma aculturação imposta. Um de seus grandes temas é a vergonha da assimilação. Faleceu em 22/01/1978 nos Estados Unidos (Fonte: Wikipédia).



Apresentação da Sala por JOSIANE FERREIRA (Diretora do CCFA)
 Apresentador: Maycon Tosh
Edição: Rogério Castelo
(Macapá - Amapá - Brasil - 19/11/2012)
Endereço:
Centro Cultural Franco-Amapaense (CCFA) 
Rua General Gurjão, 32 / Macapá-AP (ao lado do Centro Danielle Miterrand)
Horário:
Segunda a Sexta: Manhã e Tarde

Agradecemos a Josiane Ferreira a oportunidade de
registrar e divulgar o espaço cultural.