As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá / 2012

Ilustração: SEMA-AP
As bibliotecas são locais de aprendizado e de aquisição de conhecimento. As ambientais, além dessas características, fomentam o desenvolvimento de cidadãos ecologicamente conscientizados, dando suporte para pesquisas. 
No acervo da Biblioteca Ambiental da SEMA encontramos mais de 20 mil obras direcionadas aos temas ambientais, como:  unidades de conservação, áreas de ressaca, legislação e educação ambiental. 


"A Biblioteca Ambiental exerce então um papel importante em disseminar informações para a formação de uma sociedade crítica e sensível ao meio ambiente."
(Texto: Banner da Biblioteca Ambiental da SEMA)

Este ano recebemos mais de mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e técnicos da área ambiental.
 Alguns visitantes na Biblioteca SEMA / NIDA
O NIDA (Núcleo de Informação e Documentação Ambiental), é um importante centro da difusão ambiental e está de portas abertas de segunda à sexta-feira.

Horários: Manhã: 8 às 12hs Tarde: 14:30 às 18hs.

O SBT-AP exibiu uma reportagem sobre a biblioteca em 22/11/2012, onde a Gerente Rosa Dalva fala dos principais pontos referentes ao local, também desconhecidos por grande parte da população.
 
Rosa Dalva (Gerente da Biblioteca SEMA-AP) e Lanna Coelho (repórter).


Pontos abordados:
- No espaço os estudantes podem realizar pesquisas de cunho ambiental durante o ano todo.
- O principal objetivo do Núcleo de Informação e Documentação Ambiental e estar disponibilizando informações sobre as questões ambientais.
- A gente recebe todo tipo de público: do fundamental ao doutorando.
- No local existe também videoteca, memorial institucional da SEMA e computadores para pesquisas on-line.
"Do mesmo modo que o campo, por mais fértil que seja, 
sem cultivo não pode dar frutos, assim é o espírito sem estudo." 
(Cícero)

Mais alguns visitantes na biblioteca:
Lourdes (Educadora Ambiental da SEMA) doando a publicação "Unidades de Conservação no Brasil - O caminho da Gestão para Resultados" da RIMA Editora (2012).  
O livro traz 26 capítulos sobre a gestão de unidades de conservação no país, mostrando a importância das UCs na preservação da biodiversidade brasileira e com abordagens e estratégias para o cumprimento de suas missões. Tem 536 páginas e se constitui em mais uma ferramenta de pesquisa ambiental no acervo da Biblioteca SEMA.
Agradecimentos à Lourdes e a todos que tem a visão de contribuir com a difusão do conhecimento. Seria tão positivo se houvesse entre os pesquisadores e estudantes a atitude mais frequente de divulgar suas produções nas bibliotecas.
Jadson Porto (professor e pesquisador amapaense) doando a publicação, "Reformatações Fronteiriças no Platô das Guianas: (RE) territorialidades de cooperações em contruções" da Editora Publit (2011).  
É uma coletânea de 8 artigos, fruto das pesquisas de mais de 20 autores, sobre as questões da cooperação transfronteiriça no Platô das Guianas. Com a crescente procura de informações sobre a fronteira Brasil/Guiana Francesa (principalmente devido a expectativa e perspectivas pela inauguração da ponte binacional prevista para 2013), esta publicação constitui-se em mais uma valiosa fonte de consultas no acervo da Biblioteca SEMA.
Jadson Porto tem doutorado em economia, já recebeu o Prêmio Santander em 2005 (premiação de incentivo ao empreendedorismo no meio acadêmico) e é especialista no estudo sobre Faixa de Fronteira e Desenvolvimento Regional do Amapá e Amazônia. Suas publicações e artigos estão disponibilizados em jadsonporto.blogspot.com.br

Simãozinho Sonhador, poeta nordestino (de camisa laranja) divulgando sua obra mais conhecida "O Novo ABC da Mulher". Os livros são vendidos pelo autor, que manda imprimir uma pequena quantidade e sai divulgando pela cidade. Novas edições são impressas, em limitado volume também, somente quando os exemplares disponíveis com Simãozinho se esgotam. Foi desse jeito que já vendeu mais de 15 mil exemplares. 
Reside em Macapá há mais de 15 anos e já foi tema de documentário premiado no DocTV / TV Cultura (2009 - Veja AQUI). "O Novo ABC da Mulher", logicamente, é uma exaltação e tributo as mulheres, em versos simples sem perder a rima.

"Não fique na solidão
Procure a mulher amada
Procure evitar o frio
No cair da madrugada
Sem o calor da mulher
Você não consegue nada.

Te agradeço mulher amada
A sua categoria
Este mundo sem você
Também não tem alegria
E prazer não se manifesta
Sem você não há poeta
Nem tampouco poesia" 

(Simãozinho Sonhador - Versos de Tributo a Mulher em O Novo ABC da Mulher)
Rosa Dalva (Gerente da Biblioteca), Grayton Toledo (Secretário da SEMA-AP) e o aventureiro.

Richard Rasmussen, O Aventureiro Selvagem, esteve no Amapá (agosto/setembro) gravando programas para o SBT e National Geographic, a serem exibidos em 2013. A Biblioteca SEMA foi também roteiro de suas visitações, onde doou o livro "As Aventuras do Richard" (Ediouro - 2009). 
O livro tem 144 páginas e, além da auto-biografia, mostra também momentos marcantes das viagens em busca de animais exóticos pela Amazônia, Pantanal, Cerrado, litoral brasileiro, deserto peruano e Patagônia argentina (com ilustrações, imagens de bastidores e ficha técnica de diversos bichos raros, exóticos e peçonhentos). Fica aí a dica para leitura do capítulo Amapá, a terra da pororoca (página 132 a 135) onde o aventureiro, além de falar da pororoca, enfatiza também o Tamanduaí (tu não sabes o que é isso? Ih, vai te informar!). Olha o que está escrito no livro:
"Gente, existem dois animais brasileiros que ainda não consegui ver na natureza: um é o tatu-canastra e outro é o tamanduaí. Se eu conseguir gravar esse bicho, vou fazer o Amapá mais famoso do que já é (...) Deus foi generoso e nos presenteou com mais um tamanduaí, em plena atividade, alimentando-se e com um bônus, um filhote agarrado às costas, fato que nunca presenciei em documentários. Este é o Amapá, uma terra esquecida por nós, brasileiros, mas abençoada por Deus".
A publicação pode ser consultada na Biblioteca Ambiental da SEMA.

A Biblioteca SEMA agradece também a:

Diovani Silva e Jonathan Viana, jovens historiadores no Amapá que lançaram, em 06/12/2012, a obra "Cabralzinho: a construção do mito de um herói inventado na sociedade amapaense" (Schoba Editora - 2012). O evento foi na Biblioteca Pública Elcy Lacerda e os autores doaram um exemplar para a Biblioteca SEMA.

O livro resultou de uma pesquisa acadêmica e oportuniza um debate interessante sobre a figura histórica de Cabralzinho. Divulga fatos pouco conhecidos e também uma avaliação crítica sobre a representatividade dos mitos na sociedade. A história não se resume aos atos de uma pessoa conhecida e é isso que os autores se propõem a nos mostrar. 
Tem 144 páginas e traz fotos e documentos históricos relacionados a Cabralzinho. A quem interessar, está disponível para consultas nas bibliotecas SEMA  e Elcy Lacerda, podendo ser adquirida em livrarias e bancas de revistas em Macapá.

Alci Conceição de Jesus, educador amapaense que lançou, em 15/06/2012, a obra "Maconha: o que há por trás dessa planta... você precisa saber" (JM Editora - 2012). O evento foi na Biblioteca Pública Elcy Lacerda e o autor encaminhou um exemplar à Biblioteca SEMA
O folheto de 32 páginas é uma pesquisa pedagogiamente elaborada sobre essa droga. Objetiva a formação de indivíduos esclarecidos, com dados científicos e não meramente casuais, para se posicionarem diante de situações que a vida nos propõem como prova. Olha aí amigos professores! A obra é muito adequada para ser divulgada em nossas escolas.
O jovem à direita é Pedro Thiago Souza que, na ocasião, compartilhou seu projeto de publicar o livro "11 Segundos: um relato de experiências de um dependente químico". Ficamos na expectativa para que tenha o apoio necessário para a publicação, certamente de grande contribuição como literatura informativa.

 
Romualdo Rodrigues Palhano, professor, escritor e pesquisador do teatro amapaense. Em 19/09/2012 lançou a obra infantil "O Pato e o Lago" (Editora Sal da Terra - 2012), na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Professor Palhano é autor do primeiro livro infantil publicado no Amapá (veja AQUI) e gentilmente doou mais de uma vez exemplares de suas publicações para a Biblioteca SEMA. Veja AQUI e AQUI mais duas de suas obras lançadas em Macapá e acompanhe suas produções em blogdoprofpalhano.blogspot.com.br.

Agradecemos ao jornal "Ambiente Total" que, a cada nova edição, tem feito chegar alguns exemplares ao acervo da Biblioteca SEMA. O jornal circula mensalmente, trata de questões ambientais, destacando o Amapá, está em sua 16ª edição e pode ser encontrado nas bancas de revistas de Macapá. É uma ótima referência para pesquisas. 
Contatos: ediprado@hotmail.com

Homenagem dos amigos da Biblioteca SEMA a José Clementino, pessoa sempre solícita e atenciosa que trabalhou  em nossa equipe desde 2001, vindo a se aposentar este ano. Seu Clementino, meu parceiro de visitações em bibliotecas e exímio contador de histórias e causos, receba as homenagens e agradecimentos dos amigos.
Essa é a Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá agradecendo a todos que direta ou indiretamente contribuem para a divulgação e enriquecimento do nosso acervo. Um patrimônio de Macapá que está à disposição de toda a sociedade para a pesquisa ambiental.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

 
Presépio com material reciclado elaborado por Renato Brasiliense (SEMA/NEA)

Até 2013...