As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Revista Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (Março/2006)

Ô gente boa! Com a proposta de resgatar e disponibilizar revistas antigas estou apresentando a edição especial da ELETRONORTE sobre os 30 anos da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (Paredão), que circulou em março de 2006. A revista tem 20 páginas mostrando um pouco da história, importância e relatos de funcionários. Reconhecendo-se a dificuldade de material disponível para pesquisas em nosso estado, uma realidade vigente em muitos setores, a edição tem sua importância como fonte de pesquisas. Guarde e compartilhe.
 Imagens publicadas na revista mostrando a barragem em construção 
e a presença do Presidente Geisel.

A UH de Coaracy Nunes teve seus primeiros estudos para construção coordenados pela CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) na década de 1940, devido a criação do território amapaense e a necessidade de um quantitativo energético suficiente para o atendimento da demanda na época.
No início dos anos 70 a UH, já em fase de construção, passou para a responsabilidade da ELETRONORTE e sua inauguração se deu em 13/01/1976, com a presença do então presidente Ernesto Geisel, ao lado do primeiro presidente da ELETRONORTE, Raul Garcia Llano. Ei, tu sabias que foi a primeira hidrelétrica da Amazônia?  É meu amigo, histórias que a revista vai descortinando um pouco para quem não conhece a história amapaense.
Fonte da imagem: neypantaleao.blogspot.com
Hoje o que se sabe comumente é que o Amapá, em uma dicotomia de estado nortista à margem da mídia nacional e terra de intenso fluxo migratório, tem uma carência energética acentuada. Só acontecer um período de estiagem maior que já se fala em racionamento e apagões. A perspectiva é que isso deverá terminar com as obras em pleno vapor das usinas de Ferreira Gomes e de Santo Antônio. Há também outros projetos, como a PCH Capivara e Caldeirão. Material sobre isso pode ser encontrado na Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá, como também mais uma obra sobre a UH Coaracy Nunes entitulada Descrição Geral do Empreendimento (com 60 páginas) produzido pela ELETRONORTE em 1998. 

 Materiais para pesquisa sobre hidrelétricas amapaenses, na Biblioteca SEMA-AP.
 
Imagem rara da antiga Cachoeira do Paredão (Década de 1950). Créditos da imagem a porta-retrato-ap.blogspot.com (Veja no link esta e outras imagens raras da cachoeira).

História informal: Eu sou apreciador de relatos não oficiais, histórias vividas e contadas por testemunhas oculares. Este é Seu José Clementino, ex-funcionário e eterno parceiro da Biblioteca SEMA. Foi trabalhador na construção da Hidrelétrica do Paredão e relatou coisas curiosas como: 
- a beleza da cachoeira antes da barragem (uma bela paisagem para quem via, com direito a respingos devido o grande fluxo d'água); 
- para fazer a barragem as pedras foram dinamitadas e aparadas à marreta (pós desvio temporário das águas);
- encontro de sucurijus gigantes pelos trabalhadores;
- correu entre os trabalhadores lendas como a aparição de uma famigerada loira à noite (ai, ai, aparece para mim ô loira que não te vejo como visagem e te dou um trato na maciota);
- a obra custou a vida de muitos trabalhadores, ceifados na turbulência, e quem sabe revolta, daquelas águas outrora indômitas por muitos séculos. 

São histórias que vou ouvindo e contando...