As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Biblioteca Pública Elcy Lacerda (Sala de Obras Raras)

Há quase um ano a Biblioteca Pública Elcy Lacerda reabriu as portas (em 27/04/2012) e desde então vem dando um suporte fundamental para as pesquisas em Macapá. É a biblioteca mais conhecida em nosso estado (algumas pessoas erroneamente acreditam ser a única opção) e, como frequentador e divulgador destes importantes centros, resolvi mostrar um pouco de suas particularidades. 
 
Comecemos pelo que há de mais antigo e aí está a "Sala de Obras Raras"
Vamos entrando!
O acervo apresenta, obviamente, uma coleção de jornais e livros antigos, um patrimônio importante devido o estado não ter um Arquivo Histórico constituído.
Nela encontramos também o jornal e livro considerados mais antigos do Amapá. Respectivamente, uma edição do jornal "Pinsonia" de 20/12/1893 e o livro "Description Geographique de Guaiane", datado de 1763, escrito em francês e com autor desconhecido (sobre as questões dos limites geográficos entre o Brasil e Guianas).

Bobagens minhas... Uma de minhas pueris curiosidades sempre foi descobrir o noticiário circulante na data de meu nascimento. O jornal não encontrei, só o do dia seguinte (de 25/11/1972) com uma sugestiva manchete "Fé em Deus e pé na estrada". Vamo que vamo entonce sumano!!! Bobagens minhas... O mesmo não se aplica à representatividade que aqueles velhos jornais tem sobre a história do Amapá. O local é frequentado eventualmente por pesquisadores e historiadores... também por uns curiosos que nem eu.
...Mas também, tem muita coisa que me desperta a curiosidade, como esta manchete sobre a passagem dos restos mortais do D. Pedro pela cidade (Jornal Novo Amapá, de 10/06/1972).  
"...A cidade engalanada recebe hoje os despojos de D. Pedro I... passarão seus restos mortais, trazendo bandeiras, trazendo entusiasmo, vibrando civicamente como vibraram aqueles que ouviram, às margens do Ipiranga, o brado de Independência ou morte... fazemos um apelo à mocidade para que esteja presente com sua beleza, a sua vibração, a sua alegria... sentimento de gratidão, de eterno reconhecimento por aquele que, sentindo a grandeza do Brasil, não exitou em proclamar a sua Independência, como um imperativo da nossa destinação histórica." 
Égua meu! Além dos fatos curiosos gosto de ver essa linguagem bem elaborada dos jornais antigos. Agora encafifei o que é engalanada. Bobagens minhas...

Busca-se o local a procura de informações como o desenrolar da construção da Usina do Paredão. Eu, por exemplo, prudentemente fotografei a reportagem toda e levei para o Memorial da Biblioteca SEMA. Outros vão em busca de informações sobre a ICOMI e por aí vai.

...Sem esquecer também de registrar fotos antigas, como esta das torres da EMBRATEL reproduzidas no jornal Novo Amapá, de 05/02/1972.

 Ah... esses velhos livros estou dando uma vasculhada em busca de informações sobre folclore e lendas, eu gosto disso e foram coisas que me encaminharam como leitor.

Essa é a Sala de Obras Raras da Biblioteca Elcy Lacerda!
Um local para muita pesquisa ou uma sala cheia de coisas velhas? 
Já tenho minhas convicções.

Veja também: 
BIBLIOTECA PÚBLICA ELCY LACERDA REINAUGURADA - Informe sobre a reabertura