As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Arte de Ivam Amanajás

Registrei na Assembléia Legislativa do Amapá algumas obras de Ivam Amanajás, artista plástico amapaense conhecido pelas obras  regionalistas e pelas experimentações no surrealismo e abstracionismo. Nascido em Macapá, já expôs em diversas partes do Brasil, envolvendo-se com o movimento artístico desde 1969, quando participou de uma exposição no antigo Ginásio de Macapá (GM) aos 13 anos.

Essas são obras do regionalismo, com a inesgotável inspiração a todo nortista: o Paisagismo Amazônico...
"...Sou da Amazônia, caboclo universal, e pinto com o barro da minha terra, mas as minhas imagens são para o mundo." (Ivam Amanajás) 
Recanto da tranquilidade (Ivam Amanajás)
  
Luz na estrada (Ivam Amanajás)
...E exemplares do surrealismo, onde vemos a mecanização da natureza e humanidade. Entre outras coisas que o artista queira mostrar, evidencia-se uma crítica ao artificialismo da vida.
Olho do Lago (Ivam Amanajás)
Rota de Colisão (Ivam Amanajás)

"...Decodifico o impensável, viajo na exótica Amazônia, no cosmo da imaginação, nas cores, pois elas falam! ...Viajo através delas levando minha cara limpa, minha raça, o grito preso na garganta, pronto para protestar aos homens que destroem a natureza." (Ivam Amanajás)


Conheça mais sobre o artista em: