As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

"Niranaê" - Edgar Rodrigues

As bibliotecas sempre reservam surpresas e descobertas. Tenho isso em mente como visitante fiel e também como estímulo para as buscas. 
Uma das coisas que encontrei, já faz um bom tempo e resolvi agora compartilhar, foi o romance NIRANAÊ, de Edgar Rodrigues, publicado no ano de 1997, em Macapá. O principal motivador da leitura foi o caráter indianista, com uma visão dos primeiros contatos com o colonizador europeu. Os índigenas mostrados são os Tucujus e o europeu protagonista é o espanhol Mário Hernandez. É ainda uma das poucas obras neste segmento na literatura local, ao lado de O GUERREIRO TUCUJUS, de C. Cantuária (1989).  


Vicente Pinzón

O autor usou um fato histórico, também controverso, no início do romance, que foi a passagem do navegador espanhol Vicente Pinzón pela costa do Amapá em 1500, antes de Cabral oficialmente descobrir o Brasil. 
Pinzón fez parte da expedição de Colombo, capitaneando a nau Niña, e a ele é atribuída a denominação Costa Palicúria, a primeira referência às terras amapaenses - nome inspirado na presença dos índios Palicur na região. A passagem pelo Amapá e designação da região é causa de discordâncias entre os historiadores, mas o fato serviu de inspiração com a referência de um naufrágio nessa expedição, resultando no resgate do tripulante Mário Hernandez por Itanhaê, pajé na nação Tucuju. Mário é salvo de ser devorado por jacarés, levado para a tribo e, de uma paixão repentina por Niranaê, a bela filha do líder e guerreiro Itaraê, constitui uma miscigenada família, tendo os filhos Hernan, Amália, Luzia, Jacareí e Aracém. Essas são as personagens no romance.

Indígena (Obra de Xavier, 2012)
Li nas versões impressa e disponibilizada em um blog. Tive algumas impressões e a primeira delas refere-se ao ritmo com que a história é apresentada. A passagem do tempo é um pouco acelerada e o autor não se detém em muitos detalhes nisso, deixando certos fatos cercados de mistérios, como o naufrágio no início. Nesse sentido, parece uma obra naturalista, com uma abordagem geral dos primeiros contatos, mostrando histórias verossímeis ou não, bonitas ou chocantes. 
Outro aspecto que notei refere-se às características do indígena. O autor optou por um caminho menos idealizado frente aos escritos indianistas, pois o romance passa uma sensação de ingenuidade e fragilidade do índio, tanto em seu ambiente natural quanto em relação aos colonizadores. Tratando-se da lendária tribo Tucuju, cantada em versos e prosa nestas terras, transparece uma imagem de subserviência, convergindo tudo (liderança, cultura e valorização) para a dominância dos colonizadores. Meu conhecimento de apego popular gostaria de ter admirado mais façanhas e brio deste povo sem a presença do europeu.

 Natureza na arte de Cláudia Cabral

No meio ambiente são mostrados alguns fatos dramáticos, onde a natureza apresenta-se com uma realidade selvagem e indomável, de certa maneira é uma valorização da terra. Lugar para os fortes. O índio testemunha isso em sua vivência e o destino de Luzia que o diga.
A história exprime modernidade em determinados pontos, seja no linguajar ou sucessão de fatos, e é dessa forma que o autor conclui, em uma visão bonita e idílica, ideologicamente também muito otimista e progressista para os idos de 1500. Ô inveja para o Peri... 
É uma obra valorosa, principalmente pelo ineditismo na literatura local, e a leitura foi uma interessante viagem por idos que sonho e até então nunca havia palpado.

Título: Niranaê
Autor: Edgar Rodrigues
Editora: O Dia
Ano: 1997

Páginas: 110
Tema: Romance indianista / Amapá


 No Dia Nacional do Livro fica aí a sugestão. 
Para conhecer o autor e o romance na íntegra veja o blog