As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Revista ICOMI Notícias Nº 25 (1966)

Revista ICOMI Notícias Nº 25 - circulou em janeiro de 1966.

Reportagem em destaque:

"Uma beleza rebelde no céu do Amapá": sobre o cientista Augusto Ruschi (conhecido no mundo inteiro pelas contribuições no campo da zoologia, especialmente na ornitologia) e suas pesquisas sobre o raro beija-flor brilho-de-fogo (Topaza pella). Segundo o texto, os registros oficiais referentes ao avistamento da espécie eram de 1959, em lugares de difícil acesso na Venezuela. O cientista passou 25 dias em Serra do Navio, conseguindo coletar quatro casais e outros de espécies diferenciadas, realizou conferência ambiental com estudantes e organizou uma exposição em Vila Amazonas. Pontos importantes para a ornitologia no país.

Augusto Ruschi em encontro com estudantes.
A Sra. Oswaldo Pessoa descerrando a fita de inauguração de uma exposição de beija-flores em Vila Amazonas. Augusto Ruschi organizou essa mostra como núcleo de repovoamento para a região.
O raro e belo brilho-de-fogo (Topaza pella). Até as pesquisas de Ruschi, em Serra do Navio, o último avistamento oficial era de 1959, na Venezuela.

Em breve, mais edições!