As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vidas Consagradas (Diocese de Macapá - 2015)

Publicação distribuída em 2015 pela Diocese de Macapá, em referência ao Ano da Vida Consagrada, movimento instituído pelo Papa Francisco que objetiva o fortalecimento religioso na Igreja Católica Apostólica Romana. Entre as metas destacadas está o "olhar com gratidão para o passado", que traduz-se na valorização e inspiração nas missões católicas que realizaram, e desempenham ainda, papel relevante na assistência social e ação da catequese. Esse é o tema da presente publicação, a apresentação sucinta de um histórico e ação de algumas dessas missões católicas no Amapá. A obra é enriquecida também por um pequeno acervo fotográfico. Material que considero interessante, embora não seja católico romano, por misturar-se à História do Amapá e ter sua representatividade e importância para a região. Veja aí!


As missões mostradas são: 

Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença - A obra cita a origem na cidade de Campi Bisenzio, na Itália em 1874, e a chegada no Amapá em 1979, a convite do industrial Marcello Candia. 

Associação Casa da Hospitalidade - Fundada em 1978 pelo Padre Luiz Brusadelli, em Santana, depois de reconhecer a necessidade de oferecer abrigo e assistência aos menos favorecidos, recebendo apoio do industrial Marcello Candia. 

Congregação das irmãs Discípulas de  Jesus Eucarístico - Fundada na Itália em 1922, pelo padre Rafaello Delle Nocche. A missão instalou-se no Amapá a partir de 2006 a convite do Bispo do Amapá, Dom Pedro Conti. Localiza-se na Vila Amazonas (Santana). 

Congregação Família de Nazaré-Piamartinos - No dia 15/05/1990 foi fundada oficialmente a Escola Agrícola, sendo seu fundador o padre Luiz Brusadelli, localizada na Rodovia Duca Serra, no Distrito do Coração em Macapá. Por muito tempo foi chamada Casa da Hospitalidade II. 

Irmãs da Purificação de Maria Santíssima - É uma missão italiana, de 1665, inspirada no trabalho de jovens que tinham o desejo de viver uma vida consagrada fora do convento. No ano de 2009, a convite de Padre Rui (Piamartino) e acolhidas pelo Bispo Dom Pedro Conti, foi realizada a abertura de uma casa no bairro Universidade (Macapá). 

Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa - Em 1951, chegavam no Amapá, fundando a Escola Doméstica (antigo Ginásio Feminino, hoje Escola E. Irmã Santina Rioli), servindo no Hospital Geral de Macapá (1957), fundadoras do Colégio Santa Bartolomea Capitanio (1961), servindo no Hospital São Camilo e São Luis (1969), nas paróquias de Amapá (1972), Calçoene e Cuba de Asfalto (1991). 

Irmãs Servas da Caridade -  No dia 23/02/2006 chegam no Amapá. 

Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordinarianas) - Fundada pelo padre Júlio, em 21/11/1916, em Macapá, com a missão de cuidar da educação, da saúde e da evangelização. Entre as 20 primeiras Cordinarianas estava a jovem macapaense Raimunda Siqueira Coutinho, que se tornou Irmã Celeste (a primeira freira do Amapá).

Todas as informações descritas foram retiradas da edição. 
Veja também algumas das ilustrações.
Imagens referentes às "Irmãs Carmelitas" 
e "Irmãs das Santas Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa"
Raimunda Siqueira Coutinho, apresentada  como a primeira freira amapaense. Nasceu em Macapá, aos 15 adotou o nome de Irmã Celeste (como noviça), tinha saúde frágil e faleceu em 1922 aos 17 anos.