As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 21 de março de 2016

O lugar errado (Ray Cunha)

Froteur, frottage, palavras bonitas, mas que na prática revelam comportamento doentio. O livro aborda esse tema - sexo frottage
Cada um com suas preferências, é lícito ao livre arbítrio e satisfações, mas no plano de abuso do outro, como a obra mostrou, não é legal. Por isso não tive empatia com o livro. Qual é? O que posso dizer ou pensar de personagem que manifesta desejos e ações pedófilas, em atitude pérfida e devassa. O cara entra no ônibus e se põem a encochar crianças e adolescentes, com discurso doentio (refiro-me à mentalidade da personagem) das intenções e justificativas, em uma conversa fiada sobre Vladimir Nabokov.
Em linhas gerais, o livro mostra certo professor em Belém, Agostinho, que tem desestruturação psicológica, de origens na família, que vê nessa tara um escape a seus tormentos. Reconhece a prática errada e sente-se deprimido e atormentado com ela, mas permanecendo no vício.
O lugar errado mostra o protagonista nessa luta interior - entre razão, loucura e prazer - amando e odiando suas escolhas. Um drama sobre vícios, e loucura.



Título: O lugar errado 
Autor: Ray Cunha 
Editora: CEJUP 
Ano: 1996
Páginas: 221 
ISBN: 85-338-0339-7 
Tema: Pará / Romance / Drama

Descobri essa história em outro livro do autor, Na boca do jacaré-açú (publicado em 2013) que a resume sem evidenciar o drama específico da personagem, como ocorre nessa obra. Tem dois momentos. Em Belém vemos o desajuste para o tal froteur pedófilo, e, na Ilha de Marajó, percebemos o direcionamento dos anseios para a caça, romances e tentativa de ser justiceiro (contra um padre pedófilo e um traficante de crianças - não há uma ironia aí?).
A obra tem uma proposta de reflexão, de entrar em conflitos secretos, sobre devassidão da alma... Doentio.


Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Sala da Literatura do Amapá e da Amazônia 

Macapá - Bairro Central