As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

História da Assembléia de Deus - A Pioneira - Macapá (Besaliel Rodrigues, 2007)

Estamos no ano do centenário da Assembleia de Deus no Amapá e tenho me interessado pelas publicações que contam essa história. O ministério amapaense é denominado Assembleia de Deus "A Pioneira" e foi estabelecido oficialmente em 1917 com a abertura da primeira congregação evangélica no Amapá.


Informações do livro: 

Título: História da Assembléia de Deus - A Pioneira - Macapá
Autor: Besaliel de Oliveira Rodrigues 
Editora: Edições da Amazônia
Páginas: 40
Ano de publicação: 2007
Tema: História da Igreja - Assembleia de Deus - Amapá - Pentecostalismo - Eclesiologia
 
 




Essa obra foi lançada em 2007, na ocasião dos 90 anos da igreja, e tem autoria do pastor e historiador Besaliel Rodrigues. Viajo muito nas histórias, sendo motivado com as descobertas desde o missionário Clímaco Bueno Aza, que chegou a essas terras em 1916 como colportor e enfrentou muitas dificuldades, começando pela atribulada viagem de barco à vela, em condições acirradas de cerca de 15 dias no trajeto de Belém a Macapá.
A publicação está sucinta, com resgate de fatos históricos e do saber oral. A diferença para o livro anterior é o texto mais resumido, porém, com acréscimos sobre a trajetória da igreja entre os anos 2000 e 2007. 
Logomarca dos 90 anos 
em 2007
As descobertas são edificantes, em especial ao período que se estendeu entre 1917 e a década de quarenta, caracterizado por perseguições e calúnias ao pequeno grupo evangélico. O diferencial é que não haviam pastores residentes em Macapá nesse período e a igreja era visitada rotineiramente pelos missionários de Belém. Existia um contexto que tentava dificultar a visitação dos pastores, considerando o fato de serem estrangeiros, estar em ebulição a segunda guerra mundial e outras coisas para descoberta na leitura. A igreja recebia orientações para os encontros e cultos que realizavam através de membros locais. Algo que está sendo corrigido em relação à essa obra é a ausência de fotos. O autor está preparando uma edição atualizada, mais robusta e ricamente ilustrada para ser lançada nesse ano.
Graças a Deus por todas as coisas.



Disponível para consultas na
Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá.