As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Meu Brasil Adorado (Cordel de João Cândido Sobral)


"A poesia é para o gênero humano, nestes tempos de materialismo e angústias, um recado de Deus à humanidade, lembrando que o amor existe e a ternura é o violino sublime capaz de encher de melodia as cordas suaves do coração.
Ser poeta é retirar da vida as emoções que aperfeiçoam a alma. Jonas Sobral, alma que aprendeu na sua vida adoçar com seu canto de amor...
Tenho certeza que apresento a você um poeta cuja ternura e inspiração é capaz de trazer à alma os acordes melodiosos do verso, recitando sagradas e puras emoções...
Vai, amigo Jonas! Semear o chão do poema e
colher na ternura da amizade os mais bonitos sentimentos."
Ildegardo Alencar (Apresentação)

INFORMAÇÕES DA OBRA
Título: Meu Brasil Adorado - Cordel
Autor: João Cândido Sobral
Editora: Edição do autor
Páginas: 57
Ano: 1998 (?)



Encontrei essa obra na biblioteca de Serra do Navio. Um cordel com uma singela declaração de amor por aquela terra, nos versos de Jonas Cândido Sobral. Pernambucano que, como tantos migrantes, apaixonou-se pelo lugar, a quem homenageia falando das belezas naturais, amizades e peculiaridades, sem deixar de ter a percepção crítica nas transformações que nossa querida Serra do Navio (falo como filho da terra) vem sofrendo desde o fim da ICOMI na década de 1990.
O livro misturou-se à minha nostalgia de infância e reconheci muita coisa. Cerca da metade é dedicada à Serra do Navio e o restante é uma homenagem à outros estados por onde o autor passou também: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e, logicamente, Pernambuco.
A melhor parte refere-se à Serra do Navio, pois as demais resumem-se a citação de lugares e cidades. Oche! Esse momento não curti.
Ah, mas na parte serrana o cordel é uma viagem legal e emotiva em seus versos simples.
Fiquei curioso em algo. O autor, entre suas amizades, cita um mecânico de nome Osvaldo que foi substituído na década de 1990. Epa! Pera lá! Isso casa certinho com informação sobre meu pai. Não dá para afirmar nada, mas cabe um: será? Ora, se não...
Vou te contar! Encontrei o cordel de curioso, fuçando as estantes da biblioteca e, diante do achado, tratei logo de providenciar a digitalização com os amigos. É uma obra antiga, que não encontramos mais em circulação.
Ah, minha Serra! Sua fama pela bela vila é coisa cada vez mais restrita às lembranças de quem viveu os áureos tempos da ICOMI, porque o cenário atual é de abandono e degradação constante e crescente de cortar o coração. Já não existe a praça como foi cantada no cordel, nem o velho MEC em sua imponência, entre outras coisas. Que pena! Da janela do automóvel, e nas andanças, vi tanta mudança, longe do que guardei em minha memória e longe do que canta o cordelista.
Algo que surpreendeu positivamente foi ver as montanhas ao longe cobertas de um verde bonito e bucólico cercando a cidade, onde eram só encostas nuas dominadas por tratores.
Gostei do Cordel! Valeu pela saudosa viagem ao passado.

"Passo um dia em Santana
Outro dia em Macapá
Logo me lembro da Serra
Dos meus amigos de lá
Distante dessa cidade
Eu não consigo ficar.
.....
Na região da Serra
Desta cidade preferida
Suas belezas naturais
Precisam ser conhecidas
Querida Serra do Navio
Jamais serás esquecida.
.....
Serra do Navio
De vila passou a cidade
O sonho do pessoal serrano
se transformou em realidade
Minha Serra do Navio
De ti levarei saudade."

Já que o momento  é  de belas lembranças de Serra do Navio,
veja aí duas imagens que justificam a melancolia no saudosismo.
Palco do MEC (Manganês Esporte Clube) em celebração do Dia das Mães no início da década de 1980. Em destaque, meu irmão Rogerson Castelo, aluno do primário, ao lado da Professora Regina (se não estiver enganado). Pensa numa professora querida e carismática junto da criançada! Tinha até quem chorasse quando descobria que não faria parte das turmas dela. Até os alunos mais bagunceiros gostavam de estudar. Ô tempo de bonitas recordações...
Palco do mesmo MEC, em registro que fiz em outubro de 2017. Nada mais a declarar...

O cordel de João Sobral está disponível para consultas na Biblioteca Municipal de Serra do Navio e Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá.