As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Casa de Leitura Aracy Mont' Alverne no Museu Sacaca


O Museu Sacaca, localizado na cidade de Macapá, é um espaço de histórias vivas que promove ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação do nosso patrimônio cultural.
A exposição a céu aberto foi construída com a participação de comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha, mostrando em cada ambientação o seu modo de vida e costumes, valorizando seus conhecimentos tradicionais.
Em suas atividades busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA).

Casa de Leitura Aracy Mont'Alverne
Muita gente não sabe, mas o museu conta também com uma sala de leitura, destinada a pesquisas nas áreas de museologia, arte e cultura, etnologia, botânica e outros assuntos correlacionados à produção científica do IEPA. 

É a Casa de Leitura Aracy Mont'Alverne. Lugar aprazível e de singular beleza, que homenageia a professora paraense que trabalhou como uma das educadoras pioneiras no Território Federal do Amapá. Veja mais informações em:

Além do acervo de livros (pequeno, mas valoroso), o local disponibiliza pesquisas on-line, tem fotos na área de museologia e também um banco de informações digitais.

Olha que legal! No banco de informações encontrei 03 livros raríssimos do Sacaca. Logicamente, na área de medicina caseira. São eles:
- Receituário de Ervas Medicinais (1987)
- As Ervas na Medicina Caseira  (1992)
- A Cura pelas Plantas Medicinais da Região Amazônica (1997) 

Vale um registro que Raimundo dos Santos Souza (o Sacaca) é tema de várias pesquisas e documentos que podem ser encontrados na sala em diferentes formatos, como trabalhos acadêmicos, fotos e recortes de jornais.
- A importância de Raimundo dos Santos Souza, O Sacaca, no Conhecimento das Plantas Medicinais no Município de Macapá - 1970-1999 (Iranilde dos Santos Sarmento - FAMA, 2006)
- Raríssima foto do Sacaca jovem (acervo da família)
- Recorte de Jornal
Outro tema de pesquisas é Waldemiro de Oliveira Gomes, cientista que tem um cantinho especial (memorial) com pertences pessoais e biografia. Conheça um pouco mais sobre ele também em:
porta-retrato-ap.blogspot.com.br

A Casa de Leitura Aracy Mont'Alverne, no Museu Sacaca, é mais um importante centro de pesquisas no Amapá, funcionando de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 13h.