As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

BAIRROS DE MACAPÁ - O Bairro do Trem (Parte 1)

O Bairro do Trem localiza-se no Centro-Sul de Macapá e é um dos bairros que liga o Centro à Zona Sul da capital. As principais ruas desse bairro (Rua Hamilton Silva, Rua Leopoldo Machado, Rua Odilardo Silva, Av. Feliciano Coelho, Av. Diógenes Silva, etc)  atravessam quase toda a cidade e têm um trânsito muito intenso, incluindo carros particulares e veículos de transporte coletivo.
Por sua localização privilegiada, o bairro valoriza suas residências, 
que podem ser encontradas a preços bem elevados.
Fonte: SEMA-AP (2004)
Segundo historiadores, logo após a instalação do governo territorial, foram encontrados no começo da Av. Feliciano Coelho, vestígios de alguns trilhos de trem, que possivelmente serviram às carretas que transportavam material para a construção da Fortaleza de São José de Macapá, no século XVIII. Este achado é a fonte do nome do Bairro do Trem. Ali foram construídas as primeiras casas para abrigar os operários que chegavam ao Amapá, para construir os prédios públicos do Território. Por este motivo o local ficou conhecido como Bairro Proletário.
Essa é a visão de alguns, há relatos importantes também, como o descrito em porta-retrato-ap.blogspot.com, sobre o verdadeiro nome e origem do bairro.
Visão da igreja (1989) / Foto obtida na Confraria Tucuju
Foto obtida na Confraria Tucuju
Foto: Jorge Costa / Arquivo da SEMA-AP (2008)
Igreja da Conceição, em frente a Praça do mesmo nome
(Foto: Rogério Castelo/2011)
Foto: Rogério Castelo (Fevereiro -  2012)
Foto: Rogério Castelo (Fevereiro -  2012)
Bairro tradicional de Macapá, ali surgiu o Trem Desportivo Clube, tendo como fundadores Bellarmino Paraense de Barros, Benedito Malcher, os irmãos Osmar e Arthur Marinho, Walter e José Banhos, além de outros. Em 1º de maio de 1950 foi fundada a primeira escola do bairro, conhecida atualmente como Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, em homenagem ao poeta e político macapaense. Nessa mesma data, em uma cerimônia que contou com a presença do então monsenhor Aristides Piróvano, do padre Antonio Cocco, do governador Janary Nunes e seu secretariado, foi lançada a pedra fundamental da igreja de Nossa Senhora da Conceição. O bairro teve também um cinema muito conhecido entre os anos 70 e 80 (o Cine Veneza), na esquina da Av. FelicianoCoelho com R. Jovino Dinoá.
Tradicional jogo Solteiros X Casados, na Praça da Conceição 
(Foto do porta-retrato-ap.blogspot.com)
A praça, nesta arena é realizada a tradicional Copa do Mundo Marcílio Dias
Fotos: Rogério Castelo/2011
Igreja Presbiteriana (em frente à praça - Foto: Rogério Castelo/2011)

A Igreja Presbiteriana (Central) de Macapá (IPM) começou a congregar-se e realizar trabalhos evangelísticos nesta capital, especificamente no bairro do Trem, no dia 29/11/1949 e foi organizada como Igreja em 29/10/1961. A IPM é uma Igreja filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil, estabelecida em nosso país desde o século XIX. Tendo sido o Rev. Ashbel Green Simonton o seu primeiro missionário, vindo dos Estados Unidos no ano de 1859. 
(Texto do igrejapresbiterianademacapa.blogspot.com)
Igreja Adventista (no canto da praça - Foto: Rogério Castelo/2011)
Colégio Santinha Riolli e seus muito eucaliptos (frente a praça)
Foto do porta-retrato-ap.blogspot.com
Colégio Satinha Riolli (Foto: Rogério Castelo/2011)
O bairro do Trem viu surgir, ainda, o Ypiranga Clube e o Trem esportivo Clube, campeões amapaense de futebol profissional. Outras fontes de atração do Trem são a escola Santina Riolli, a Praça da Conceição, padroeira do bairro, cuja data é comemorada em 8 de dezembro; o antes Museu de Plantas Medicinais Waldemiro Gomes, que teve seu nome trocado para Museu do Desenvolvimento Sustentável (Museu Sacaca), o Cine Imperator e a sede do Sesi.
O Trem é um dos bairros mais tradicionais de Macapá. Lá existiu, na década de 50, o Bar do Barrigudo, na esquina da rua Leopoldo Machado com a Av. Feliciano Coelho, onde eram realizadas saudosas batalhas de confetes, resquícios dos velhos carnavais.
Escola Padre Dário (em frente à praça/situação precária em 2011, sendo interditada)
Foto: Rogério Castelo/2011
Escola Alexandre Vaz Tavares (na Av. Felicano Coelho/2011)
Foto: Rogério Castelo/2011
Antigo prédio do Cine Veneza (lazer nos anos 70 e 80) e tradicional Sorveteria Santa Helena 
(Fotos: Rogério Castelo/2011)
Um dos eventos muito conhecido é a Copa do Mundo Marcílio Dias (iniciando no mês de agosto). Conta com mais de 100 times. Cerca de quatro mil atletas estão envolvidos e como tradição os times são identificados com nomes de países e qualquer cidadão pode participar. O evento que teve início no ano de 1950 é coordenado pela Associação de Solteiros e Casados do Bairro do Trem.
Quantas histórias e estórias esse bairro tem!!!
Escola Castelo Branco (Foto obtida na Confraria Tucuju)
Escola Castelo Branco (1984 e 2011) - Foto: Rogério Castelo
Av. Feliciano Coelho com Rua Jovino Dinoá (1966) - Foto obtida na Confraria Tucuju
Av. Feliciano Coelho com Rua Odilardo Silva (1966) - Foto obtida na Confraria Tucuju
     Av. Feliciano Coelho (Foto: Rogério Castelo/2011)
Museu Sacaca
SESI, na Rua Leopoldo Machado (Foto: Rogério Castelo2/011)
Feira do canto da Rua 1º de Maio e Garagem da Prefeitura na Rua Hamilton Silva
(Fotos: Rogério Castelo/2011)
Bar Koreto, na Rua Hamilton Silva (Foto: Rogério Castelo/2011)
My house (Foto: Rogério Castelo/2011)
Foto: Rogério Castelo/2011
Mas que nome é esse???

Ah...essa é a eletrônica do meu amigo Jumosan lá no lado do SESI.

Diz ele que  esse nome em hebraico significa TENDA... a pronúncia só ele mesmo para saber e   como será que se faz a propaganda dessa loja!?

Rapaz, mas que figura...

O BAIRRO DO TREM - Mais um texto sobre suas origens
(Texto de J. A. Cavalcante)
Durante o período da construção da Fortaleza de São José de Macapá, a mão escrava precisava de blocos de pedras gigantescas  para tal. Descobriu-se que em uma localidade de nome Pedreira teria esse material. Abriram caminho pela floresta e construíram um trilho todo em madeira. Serviram-se de um "trem" e através dele foi possível o transporte destas pedras. Com o tempo, ele foi esquecido e, já em 1826, ainda restavam velhos trilhos. Daí terem usado o nome primeiro de "Lugar do Trem" e, atualmente, "Bairro do Trem".

Veja também: